BREVE HISTÓRICO DA UNIDADE ESCOLAR

A criação da escola ocorreu no ano de 1.976, pelo Sr. Roberto José Ribeiro, sendo este nome escolhido pela sua esposa, dona Deuzina Martins Ribeiro, que era devota da Santa. Assumiu a direção até o ano de 1.979, sendo que no dia 18 de fevereiro foram realizadas as primeiras matrículas de 1ª a 8ª série, tendo como primeira aluna matriculada a Senhora Judite Lopes da Silva, hoje Secretária Geral desta Unidade Escolar.

O prédio onde a referida Unidade Escolar funcionava era de propriedade da Escola Municipal Duque de Caxias, na Praça da Igreja São João Batista e funcionava como particular. No ano de 1.979, na administração do Prefeito Joaquim Pereira da Costa, a escola passou a ser municipal e assumiu a direção o Senhor Vanderlei Vitorino, permanecendo no cargo até o ano de 1986, dando continuidade aos trabalhos da gestão anterior, não tendo grandes mudanças na administração.

Em 1983, a escola passou a funcionar na Rua das Bandeiras, Centro, hoje, Escola Municipal Duque de Caxias e em 1986 passou a ser denominada Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo.

Em 1986 o Senhor Raimundo de Oliveira Santos assumiu a direção, ficando no cargo até o ano de 1988, não tendo realizado nenhuma benfeitoria de destaque.

Nos anos de 1988 a 1991, assumiu a direção a Senhora Elizabetha Reni Worst, que se destacou pelo trabalho pedagógico realizado.

Em 1989, a Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo fez um convênio com o Estado do Tocantins, pela Resolução 007 de 20/10/1989 e passou a ser denominada Escola Conveniada Nossa Senhora do Carmo e posteriormente Estadual.

Em decorrência do grande número de alunos, a escola mudou de prédio no ano de 1990, construído pelo Estado  na Avenida Aliança, Bairro Jardim dos Buritis.

No ano de 1991, assumiu a direção o Senhor Anecir Vasconcelos Garcia e no ano de 1992 assumiu a direção o Senhor Eloísio Antônio Worst não tendo realizado ações de destaque.

No ano de 1993 assumiu a direção a Senhora Aracy Rocha de Aguiar e Silva, ficando no cargo até o ano seguinte, não realizando ações de pudessem merecer destaque.

No ano de 1995 a 03/2000,  o Senhor Valdeci Monteiro Cirqueira assumiu a direção e se destacou por várias obras, dentre as quais: ampliação da Escola, calçamento, criação da Biblioteca Naides Rodrigues Ferreira, nome dado em homenagem à esposa do fundador do município de Aliança do Tocantins, esta foi criada com um acervo bibliográfico de aproximadamente 1073 exemplares.

Já no mês 04/2000 assumiu a direção o Senhor Ednaldo Rodrigues dos Santos, ficando no cargo até o mês 07/2001.  No mês seguinte através de um processo seletivo, assumiu a direção a Senhora Apolônia Rodrigues Aquino, , ficando no cargo até o mês 04/2004, sendo que conseguiu alguns benefícios para esta Unidade Escolar, dentre os quais, Criação do Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos .

Por meio de uma seleção, foi nomeada a Senhora Elenir Leite da Silva Santos, que assumiu a direção a partir do mês 05/2004 permanecendo na função até o mês 12/ 2007.

A partir de janeiro do ano de 2008 assumiu a direção desta Unidade escolar, a senhora Luizinha Ferreira dos Santos,a mesma permaneceu na função até fevereiro de 2010. Em março de 2010 assumiu a direção desta unidade Escolar s senhora Lucely Marquez de Oliveira.

Em Agosto de 2011 assumiu a direção o Senhor Raimundo Nonato Rodrigues de Souza, permanecendo ate a presente data.